Adaptação aos novos tempos Desde a mais remota antiguidade, as crises econômico-financeiras são uma fonte de novos consumidores. A oferta de seguro foi fortemente ampliada, com produtos mais flexíveis e adaptáveis. Ao mesmo tempo, a tecnologia impulsionou mecanismos que permitiram ao seguro “popularizar-se”, propondo garantias apenas básicas, flexibilizando sua…
A metáfora segue verdadeira. O seguro tem sido um negócio que se reorganiza, desenvolve, potencializa e se adapta. Definido e conceituado como “proteção à vida e ao patrimônio”, o seguro permeia as atividades realizadas pelo ser humano. Remontando aos tempos dos “condutores de camelo da Mesopotâmia no ano 2.250 A.C.”,…
O seguro caminha para uma semelhança muito próxima dos produtos (em suas características específicas), possibilidade esta, facilitada pelos incríveis avanços da tecnologia e de seus muitos e disponíveis recursos. Criar diferenciação é e será o desafio destes próximos anos. Como consegui-la? Como ser o “fator de desempate”? A “diferença” decorre…
Um dos sentimentos ou uma das emoções mais fortes que temos ou sentimos, é ser importante para alguém. Valor e relevância andam lado a lado e mutuamente se reforçam. Em vendas acontece de igual modo. Afinal, os negócios são uma metáfora da vida. Valor tem sido, costumeiramente, associado a dinheiro,…
O “conectar-se” tem seu maior e mais percebido, praticado e aceito conceito, na proximidade física, decorrente da interação e do diálogo, que acontece na ocasião. Todavia, sua essência se expressa em comportamentos, quer sejam presenciais quer sejam à distância física, desde que contenham os elementos que, verdadeiramente, compõem o “ficar…
A aquisição de um seguro, basicamente, se realiza por duas formas: 01. Iniciativa do comprador, por força de uma necessidade ou problema eventual, o que se traduz por demanda. 02. Iniciativa do corretor, por consequência de estar no negócio seguro, o que se traduz por oferta, aliás e lamentavelmente, rara e pouco…
Embora próximos no dicionário, “contatar e conectar” guardam uma razoável distância em sua execução. Contatar está mais para uma via de mão única, enquanto conectar está mais para uma estrada de mão dupla. Conexão é o mandamento do momento atual. Muito embora e desde sempre necessário nos relacionamentos pessoais e/ou…
“Angariar e promover contratos de seguro” é o mandato do corretor. Na demanda ou na oferta da proteção, garantida pelo seguro, o corretor o faz contatando ou se conectando com pessoas, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas – as empresas. A transação comercial é feita num contexto de relacionamento, onde…
Ao ainda baixo consumo, o seguro enfrenta algumas contradições, eventualmente, não sentidas e/ou percebidas pelos corretores e usuários, mas presentes e expressas nas sutilezas das relações comerciais. Há mais produtos de seguro no mercado e para as mais diversas necessidades. Para proteção pessoal e empresarial. Para a vida, para os…
Os meios e veículos eletrônicos nos propiciaram familiaridade de uso e, simultaneamente, nos “induziram” a uma significativa confiança para com eles. Estamos, todos, muito mais conectados e, contraditoriamente, muito mais desejosos de personalização. Queremos navegar no digital e, ao mesmo tempo, queremos ser reconhecidos como únicos e especiais. Mais do…